10 dicas para o desfralde sem complicações

Home »  10 dicas para o desfralde sem complicações

10 dicas para o desfralde sem complicações

On junho 27, 2017, Posted by , With No Comments

O desfralde é um dos primeiros passos rumo à autonomia, já que é um momento no qual a criança descobre algo que depende exclusivamente dela e do seu próprio corpo.

1. Usar um adaptador de vaso sanitário pode ser mais prático. Por outro lado, o bom e velho penico dá mais segurança à criança. Ela também pode sentir que o penico é “dela” e ficar mais à vontade com ele. Guarde o adaptador para quando a criança já estiver mais acostumada. Utilize também calcinhas e cuecas.
2. Você pode decidir tirar a fralda diurna de uma só vez ou gradualmente. Tirar de uma só vez pode ser mais rápido, mas também mais traumático – para você! Um grande número de “acidentes” pode acontecer, então esteja preparada para isso.
3. Na época do desfralde, é melhor não usar macacões ou cintos. Coloque uma roupa que a própria criança consiga abaixar para usar o penico.
4. Tire a fralda noturna quando perceber que ele está acordando quase sempre com a fralda seca.
5. É importante incentivar e comemorar cada vez que ele pedir para ir ao penico. Faça festa, comemore e dê os parabéns.
6. Faça do banheiro um lugar divertido também. Vale de tudo: dar tchau ao cocô, brincar com bonequinhos fazendo xixi e cantar musiquinhas.
7. No começo, é provável que a criança não tenha muito controle e não saiba quando pedir para ir ao banheiro. Uma boa dica é perguntar de hora em hora se ela quer ir.
8. O xixi e o cocô podem vir juntos, e nem sempre a criança sabe dizer o que ela quer fazer. Então o mais prático, no começo, é fazer sempre sentado, mesmo no caso dos meninos.
9. Crianças gostam e precisam de explicações. Isso pode começar mesmo antes do desfralde, explicando que um dia ela deixará de usar fralda para usar o vaso sanitário como você. Explique o que é a descarga, o papel higiênico e todo o processo.
10. Acidentes acontecem e o desfralde exige paciência, como qualquer atividade com crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp